July 17, 2006

Richard Youngs

Advent é, sem dúvida, uma pérola do minimalismo. O primeiro trabalho de Richard Youngs, de 1990, foi primeiramente uma gravação obscura de um desconhecido, que caiu nas mãos da Table of the Elements e tournou-se um mito. Em uma tiragem inicial de 300 copias, hoje em dia é incluído em muitas listas como um dos melhores álbuns minimalistas da história

O processo de gravação durou 4 dias, numa espécie de galpão; o resultado final foi posteriormente dividido em 3 partes. Em todas, Youngs insiste em somente uma frase de piano, tocada repetidamente, com sutis variações de expressão. Na primeira parte há somente voz e piano, enquanto na segunda encontra-se definitivamente o registro mais absurdo de improvisação em kazoo sobreposto às mesmas notas da secção anterior. Na terceira, camadas de microfonia e mutilações a cordas de guitarra finalizam o trabalho firmando Advent como um documento de verdadeiro conteúdo subversivo e transcendente.

Download:
Advent (1990)
55mb / 192k

Uma comparação interessante na carreira de Richard Youngs pode ser feita entre o grande Advent, álbum que explora um lado atordoante do minimalismo erudito, e Sapphie, desta vez buscando a repetição em acordes delicados em violão de náilon. Também com 3 faixas, esse disco é o ponto mais sensível que Youngs atingiu; a ambiência, mesmo somente executado com voz e violão, é impressionantemente densa, quase sufocante. Essa sensação é nítida na primeira faixa, Soon it will be Fire, a melhor do cd.

Download:
Sapphie (1999)
50mb / 192k


Youngs é um artista de inúmeras facetas, manifestando sua loucura em composições que passam por gêneros tais como folk, space rock, noise, ambient e minimalismo. Seus trabalhos lançados pela Jagjaguwar Records são dos mais acessíveis da sua extensa discografia; alguns de mais difícil digestão foram lançados principalmente pela VHF Records. Seus discos por essas duas gravadoras, por mais que somem dezenas, não chegam perto da real quantidade de títulos lançados, número que chega perto dos 50.

Autumn Response (2007)
66mb / 224k

http://www.jagjaguwar.com
http://www.vhfrecords.com
http://www.thewire.co.uk/web/mp3.php#Y (álbum Garden of Roses completo para download, disponibilizado exclusivamente pela revista Wire)

3 comments:

Anonymous said...

please, could you upload richard youngs albums again???

Anonymous said...

hey mate,

this is one of the betsmusic blogs ive seen so far. I really enjoyed alot of your uploads and they introduced me to some fantastic bands.

Iwas owndering, if it want any trouble, could you re upload the Richard Young collection? I just read a review for Sapphie and it sounds os wonderful.

cheers, and looking forward to more of your posts

Bruscolino said...

hey!
just passing around and found out this blog.
wow. :)
is it possible to have the two Youngs 'albums up again?
i'm looking to them since ages... :)
thanks and keep up the good work. ^^

cagedream
.blogspot
.com

  • torquemada@live.com
  • last.fm/user/soidemersol

Search Cagedream

Users

Summary

Index

Reuploaded